O Rio Open, um dos principais torneios de tênis do Brasil, está movimentando a cidade maravilhosa neste final de semana. E um dos grandes destaques desta edição é o carioca João Fonseca, que tem a oportunidade de dar a volta por cima após a eliminação na chave de simples na última quinta-feira (19).
Neste sábado (21), a partir das 14h30 (horário de Brasília), João e seu parceiro Marcelo Melo disputam a semifinal do torneio de duplas contra os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner. O jogo será na quadra Guga Kuerten, a principal do Jockey Club Brasileiro, e promete ser um grande espetáculo para os fãs do esporte.
Com apenas 38 anos, João Fonseca já é considerado um dos grandes nomes do tênis brasileiro. Atualmente ocupando a 38ª posição no ranking mundial de simples, o carioca ainda não possui pontos no ranking de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Já seu parceiro, Marcelo Melo, é o número 55 entre os duplistas e já esteve em primeiro lugar em 2015.
No Rio Open, a dupla brasileira vem mostrando um ótimo desempenho, vencendo seus dois jogos anteriores sem perder sets. Na última quarta-feira (18), eles derrotaram os argentinos Andrés Molteni e Máximo González por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0, garantindo sua vaga nas semifinais.
Seus adversários, os alemães Schnaitter e Wallner, ocupam a 48ª posição no ranking e prometem dar trabalho para a dupla brasileira. Nas quartas de final, eles venceram a jovem dupla brasileira formada por Luís Guto Miguel e Gustavo Heide em uma partida emocionante, que durou 1h49 e foi decidida no super tie-break.
Para João Fonseca, a disputa da semifinal de duplas é uma oportunidade de dar a volta por cima após a queda precoce na chave de simples. Na última quinta-feira (19), ele foi surpreendido pelo peruano Ignácio Buse, 91º do mundo, e acabou sendo eliminado nas oitavas de final. Apesar da derrota, o carioca mostrou maturidade ao analisar sua performance e já está focado em melhorar para as próximas competições.
O Rio Open é um torneio nível ATP 500, o terceiro em importância no circuito, que oferece 500 pontos ao campeão no ranking. Apenas os eventos de nível ATP 1000 e os Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) possuem peso maior. Com a vitória nas oitavas de final, João Fonseca já garantiu 50 pontos e deve subir uma posição no ranking, iniciando a próxima semana em 37º lugar.
Na disputa pela vaga na final, Buse terá como adversário o italiano Matteo Berrettini, que ocupa a 57ª posição no ranking. Berrettini vem de uma vitória emocionante contra o sérvio Dusan Lajovic, por 2 sets a 1, e promete dar trabalho para o peruano. O jogo está previsto para não antes das 19h, na quadra Guga Kuerten.
O Rio Open é um evento que movimenta não só o mundo do tênis, mas também a cidade do Rio de Janeiro. Com grandes nomes do esporte e partidas emocionantes, o torneio é uma oportunidade para os brasileiros acompanharem de perto o melhor do tênis mundial. E para João Fonseca, é uma chance de mostrar sua força e talento em casa, em busca de mais



