No último dia 2 de abril, o Brasil recebeu uma notícia para encher o país de orgulho e inspiração: o taekwondo brasileiro conquistou pela primeira vez o prêmio de melhor atleta masculino do mundo pela Federação Internacional da modalidade. O grande nome por trás dessa conquista é o jovem lutador Henrique Marques, de apenas 21 anos, que já é considerado um campeão mundial em potencial e é uma verdadeira inspiração para todos nós.
Nascido em Itaboraí, no Rio de Janeiro, Henrique superou todas as adversidades e desafios para se tornar o melhor do mundo em sua categoria, até 80 quilos. Filho de uma família pobre e criado em uma favela, o jovem lutador sempre sonhou em se tornar um campeão e não mediu esforços para alcançar esse objetivo. E com muita determinação e talento, ele conseguiu.
Ao longo de 2025, Henrique conquistou seis medalhas, sendo quatro delas de ouro. O ponto alto de sua carreira foi o título inédito no Mundial de Taekwondo, realizado em Wuxi, na China. Além disso, ele também foi campeão no Rio Open, na Presidents Cup Lima (Peru) e no Grand Prix Bangkok. Essas conquistas o levaram ao topo do ranking mundial, colocando-o como o melhor atleta masculino de taekwondo do mundo.
Mas a trajetória de Henrique não foi fácil. Em 2023, ele estava prestes a representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, quando foi diagnosticado com arritmia cardíaca. Após passar por uma cirurgia e ficar cinco meses afastado dos tatames, ele voltou ainda mais determinado e conseguiu garantir sua vaga para as Olimpíadas de Paris, em 2024.
No entanto, em meio à preparação para as Olimpíadas, Henrique enfrentou uma grande perda: seu pai faleceu. Mesmo em meio ao luto, ele não desistiu de seu sonho e seguiu em frente, competindo em Paris e chegando até as quartas de final. Essa é apenas mais uma prova do espírito de superação e força de vontade desse jovem atleta.
A conquista do prêmio de melhor atleta masculino do mundo é um marco histórico para o taekwondo brasileiro e também para o esporte nacional. Henrique Marques é o primeiro brasileiro a ser laureado pela Federação Internacional em seus 12 anos de existência. E com certeza, ele não será o último.
Além disso, Henrique também foi finalista do Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, na categoria masculina. Mesmo não tendo saído vencedor, ele foi reconhecido e aplaudido por todo o país como um verdadeiro campeão e exemplo de determinação e superação.
O sucesso de Henrique Marques é uma prova de que, com muito trabalho duro, dedicação e perseverança, é possível alcançar qualquer objetivo. Ele é um verdadeiro exemplo para todos os jovens brasileiros, mostrando que é possível superar as adversidades e se tornar um campeão.
Além disso, a conquista do prêmio de melhor atleta masculino do mundo também é um incentivo para que mais jovens se interessem pelo taekwondo e pelo esporte em geral. Com certeza, o Brasil tem potencial para formar muitos outros campeões como Henrique Marques.
O taekwondo é uma arte marcial que vai além da competição e da busca por medalhas. Ele também é uma ferramenta de transformação social, que pode ajudar a mudar a vida de muitas pessoas. E Henrique Marques é um exemplo vivo disso.
Por isso, é fundamental que o governo e as instituições inv





