A partir da próxima segunda-feira, 1 de janeiro viajar de carro de Lisboa para o Porto vai custar mais 45 cêntimos, enquanto uma viagem da capital até ao Algarve terá um custo adicional de 30 cêntimos, em resultado da atualização das novas tarifas nas autoestradas anunciadas pela Brisa.
No total, as tarifas das portagens vão sofrer uma atualização de 2,1% em 2024. Em comunicado a Brisa informa que “este valor de atualização tem como referência, conforme estipulado no contrato de concessão a taxa de inflação homóloga – Continente sem habitação – de outubro, e o adicional de 0,1% previsto no Decreto-Lei n.º 87-A/2022 através do qual se limitou em 2023 a atualização das portagens nos termos previstos pelos contratos de concessão”.
Deste modo, viajar de Lisboa ao Porto vai ter um custo total de 23.90 euros, enquanto ir da capital até ao Algarve vai custar 22.70 euros. Cerca de 65% das taxas de classe 1 vão manter os valores de 2023, ou seja, apenas 33 das 93 taxas de portagem aplicadas a veículos de classe 1 vão ser atualizadas.
A Brisa prevê investir 61,8 milhões de euros em 2024 na manutenção da sua rede, sendo que durante o ano vão-se realizar obras nas autoestradas de todo o país, nomeadamente, na A1, A2, A3, A5, A9 e A12.
“Na A3 e na A4, ambas na região norte, vão ser feitas obras para melhorar a mobilidade em barreiras de portagem e em nós de ligação. No Alentejo, vão ser remodelados edifícios de áreas de serviço da A6 para os adaptar ao novo conceito de áreas de conforto Colibri, um exclusivo da rede Brisa Autoestradas”, segundo informa a Brisa.