O Vitória, um dos maiores clubes do Nordeste, iniciou sua jornada no Campeonato Baiano com um empate sem gols contra o Atlético-BA, de Alagoinhas. A partida, que aconteceu no último sábado (10), foi transmitida ao vivo pela TV Brasil, em parceria com a TVE Bahia.
O planejamento do Vitória para a temporada de 2026 inclui a utilização de um time mesclado no Baianão, com jogadores pouco aproveitados e atletas da base, sob o comando do auxiliar técnico Rodrigo Chagas. Enquanto isso, a equipe principal se prepara para o Campeonato Brasileiro, que começa no dia 28 de janeiro, em casa, contra o Remo.
Entre os jogadores escalados para o primeiro jogo do Vitória no ano, o mais experiente foi o meia Dudu Maraíma, que completou sua partida de número 101 pelo clube. Revelado nas categorias de base, ele não atuava pelo time principal desde 2023, tendo passado por empréstimos em outros clubes como Náutico, Portuguesa, CSA, Noroeste e São Bernardo.
Do lado do Atlético-BA, o nome mais conhecido do elenco, o atacante Walter, de 36 anos, não entrou em campo. O jogador, que já passou por grandes clubes como Internacional, Porto, Fluminense e Cruzeiro, ficou no banco de reservas. Já o técnico Agnaldo Liz, ex-zagueiro do Vitória, fez parte do time que foi vice-campeão do Brasileirão em 1993, assim como Rodrigo Chagas, lateral daquela equipe.
O jogo começou com o Atlético-BA tomando a iniciativa e assustando o Vitória aos sete minutos, com um chute no travessão do atacante Higor. Mas aos poucos, o Leão foi se encontrando na partida e criando chances de gol. Aos 14 minutos, o zagueiro Kauan cabeceou na trave após um escanteio. E aos 24, o meia Pablo chutou e a bola desviou na marcação, encobrindo o goleiro, mas o zagueiro Dedé salvou em cima da linha.
No segundo tempo, o ritmo das equipes caiu bastante, já que ambas estão em início de temporada. O Vitória tentou pressionar nos minutos finais, mas não conseguiu marcar o gol da vitória.
O Baianão continua na TV Brasil
No domingo (11), foi a vez do atual campeão Bahia estrear no Campeonato Baiano. Em mais um jogo transmitido ao vivo pela TV Brasil, o Esquadrão de Aço enfrentou o Jequié na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, e venceu por 2 a 0. Assim como o Vitória, o Bahia também optou por utilizar um time alternativo no Estadual, mas com a diferença de que a equipe foi comandada pelo técnico Rogério Ceni.
A edição deste ano é a 122ª do Campeonato Baiano e conta com a participação de dez times, que se enfrentam na primeira fase. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogo único, assim como a grande final. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão de 2027. O Bahia é o maior campeão, com 51 títulos, seguido pelo Vitória, com 30 conquistas.
Gabigol marca na volta ao Santos
Enquanto o Campeonato Baiano começava, o Campeonato Paulista também teve início no último sábado (10). O Santos, primeiro dos quatro grandes clubes de São Paulo a estrear, venceu o Novorizontino por 2 a 1, de virada, na Vila Belmiro. A partida





