O ano de 2025 foi marcado por grandes conquistas para o futebol masculino brasileiro, com destaque para o Flamengo, que levantou quatro troféus importantes: o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico Filipe Luís, o time da Gávea se tornou o protagonista do futebol brasileiro, conquistando dois títulos que ocupam um lugar especial na história do clube: o tetracampeonato da Libertadores e o eneacampeonato do Brasileirão.
No dia 29 de novembro de 2025, o Flamengo fez história ao se tornar o primeiro time brasileiro a conquistar quatro títulos da Copa Libertadores. Em uma partida emocionante contra o Palmeiras, no Estádio Monumental de U, em Lima (Peru), o Rubro-Negro da Gávea venceu por 1 a 0, com um gol de cabeça do zagueiro Danilo. Quatorze anos após marcar o gol do título do Santos contra o Peñarol (Uruguai), o zagueiro voltou a ser decisivo em uma final de Libertadores, garantindo mais uma taça para o Flamengo.
Quatro dias depois, o Flamengo conquistou o eneacampeonato do Campeonato Brasileiro, ao vencer o Ceará por 1 a 0, em um Maracanã lotado. Com esse título, o Flamengo se tornou o time brasileiro com mais títulos da competição, somando nove conquistas em sua história. A vitória foi comemorada pelos torcedores rubro-negros em todo o país, mostrando a força e a paixão da Nação Flamenguista.
Mas as conquistas do Flamengo em 2025 não pararam por aí. O time da Gávea teve a oportunidade de levantar mais um troféu na temporada, a Copa Intercontinental de Clubes da Fifa. No entanto, na final disputada no Catar, o Flamengo foi derrotado pelo PSG (França) por 2 a 1 na cobrança de pênaltis, após um empate de 1 a 1 no tempo normal. Mesmo com a derrota, o Flamengo mostrou sua força e competência ao chegar tão longe em uma competição de alto nível.
Além do Flamengo, outras equipes brasileiras também tiveram ótimas atuações em 2025. O Corinthians conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil, ao vencer o Vasco por 2 a 1 no Maracanã. O Timão mostrou sua tradição e garra em campo, conquistando seu quarto título na competição. Já o Botafogo surpreendeu ao vencer o PSG na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, mostrando que o futebol brasileiro tem muito potencial e pode competir de igual para igual com as equipes europeias.
Falando em Copa do Mundo de Clubes, a primeira edição do torneio organizado pela Fifa também foi um grande marco em 2025. Com a participação de 32 equipes de diferentes partes do mundo, a competição foi disputada nos Estados Unidos, nos meses de junho e julho. E, para surpresa de muitos, os times brasileiros tiveram ótimas atuações, com destaque para o Botafogo, que venceu o atual campeão da Liga dos Campeões, o PSG.
O ano de 2025 também foi marcado por mudanças na seleção brasileira. Após uma série de resultados ruins, o técnico Dorival Júnior foi demitido e o italiano Carlo Ancelotti assumiu o comando da equipe. Com passagens vitoriosas por grandes clubes europeus, Ancelotti tem a missão de tornar novamente competitiva a sele




