Os finalistas da Copa do Brasil de 2025 foram definidos neste domingo (14), após jogos emocionantes e disputas acirradas. Corinthians e Vasco da Gama garantiram suas vagas na grande final e agora se preparam para disputar o título e a premiação de R$ 77 milhões destinada ao campeão.
Os jogos de ida e volta da final serão realizados na próxima quarta-feira (17) e no domingo (21), com o primeiro confronto sendo disputado na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h30 (horário de Brasília), e o segundo no Maracanã, às 18h30. Ambas as partidas serão transmitidas ao vivo pela Rádio Nacional.
O Corinthians garantiu sua vaga na final após superar o Cruzeiro nos pênaltis por 5 a 4, após uma derrota por 2 a 1 no tempo normal. O Timão, que acumula três títulos da Copa do Brasil, sendo o último em 2009, chega à sua oitava final do torneio. A última vez que disputou a final foi em 2022, quando perdeu para o Flamengo.
Com essa classificação, o Corinthians ainda tem chances de conquistar uma vaga na Libertadores de 2026, mas isso só será possível se conquistar o título da Copa do Brasil. Caso contrário, o time paulista terá que se contentar com uma vaga na Copa Sul-Americana. Já o Cruzeiro, que ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, já está garantido na fase de grupos da Libertadores.
A partida foi muito disputada e o Cruzeiro teve duas boas oportunidades com o atacante Luis Sinistierra, mas o destaque foi o goleiro Hugo Souza, do Corinthians, que fez grandes defesas e garantiu a vitória nos pênaltis. O Timão ainda teve que superar a desvantagem do primeiro jogo, mas conseguiu igualar o placar agregado com um gol do zagueiro André Ramalho.
Já o Vasco da Gama garantiu sua vaga na final após vencer o Fluminense nos pênaltis por 4 a 3, após uma derrota por 1 a 0 no tempo normal. O Cruzmaltino havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1 e agora chega à sua terceira final de Copa do Brasil, sendo a última em 2011, quando conquistou o título.
Com essa classificação, o Vasco ainda sonha com uma vaga na Libertadores, já que ficou em 14º lugar no Campeonato Brasileiro. Se for vice-campeão, o time carioca disputará a Copa Sul-Americana. Já o Fluminense, que ficou em quinto lugar no Brasileirão, já está garantido na fase de grupos da Libertadores.
A partida foi marcada por muita tensão e um gol contra do lateral Paulo Henrique, do Vasco, que colocou o Fluminense em vantagem no placar. Apesar da pressão, o Vasco não desistiu e conseguiu igualar o placar agregado, mas não conseguiu marcar mais gols. A decisão foi para os pênaltis e o goleiro Léo Jardim, do Vasco, brilhou ao defender duas cobranças, garantindo a classificação do time carioca para a final.
Agora, Corinthians e Vasco se preparam para a grande final da Copa do Brasil de 2025, que promete ser um jogo emocionante e disputado. Ambas as equipes têm grandes chances de conquistar o título e a premiação milionária, o que torna essa final ainda mais importante e emocionante.
Independentemente do resultado, o importante é reconhecer o esforço e dedicação de todos os jogadores e comissão técnica que chegaram até aqui. Essa é uma conquista que ficará





