O Mundial de Clubes de Vôlei Feminino começa nesta terça-feira (9) em São Paulo com a participação de oito times, sendo dois brasileiros: Praia Clube (MG) e Osasco (SP). A competição será realizada no Ginásio do Pacaembu e promete ser um espetáculo de alto nível para os amantes do vôlei.
O primeiro representante brasileiro a entrar em quadra será o Praia Clube, atual campeão sul-americano, que enfrentará o Zamalek (Egito) às 10h (horário de Brasília), pelo Grupo B. O time mineiro conta com grandes jogadoras, como a oposta norte-americana Nicole Fawcett e a levantadora Macris, e é considerado um dos favoritos ao título.
Já o Osasco, vencedor da Superliga 2024/25, fará sua estreia às 20h30 contra o Alianza Lima (Peru) – estreante na competição – pelo Grupo A. O clube paulista conta com um elenco repleto de estrelas, como a oposta Tandara, a ponteira Natália e a central Bia, e promete dar trabalho às demais equipes.
Além do Brasil, a Itália também marca presença com dois times no Mundial de Clubes. O Conegliano, atual campeão da competição e com a ponteira Gabi Guimarães no elenco, é um forte candidato ao título. Já o Scandicci, estreante na disputa, busca surpreender e conquistar o lugar mais alto do pódio.
Os demais participantes são o Zhetysu (Cazaquistão) e o Orlando Valkyries (Estados Unidos), que completam o grupo de elite do vôlei feminino mundial.
A primeira fase da competição será realizada em formato de grupos, em que os quatro clubes de cada chave jogam entre si em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais, que serão disputadas no dia 13 de dezembro. A grande final está marcada para o dia 14 de dezembro, às 16h30.
O Osasco busca o seu segundo título mundial, sendo o primeiro conquistado em 2012. Já o Praia Clube sonha em levantar a taça pela primeira vez em sua história. O time mineiro já chegou próximo ao título, tendo ficado em quarto lugar em três das seis vezes em que disputou o Mundial. Vale lembrar que o Brasil já teve outras duas equipes campeãs: Sadia (1991) e Sorocaba (1994).
Confira abaixo os grupos e a programação completa do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino:
Grupo A:
– Osasco (Brasil)
– Zhetysu (Cazaquistão)
– Scandicci (Itália)
– Alianza Lima (Peru)
Grupo B:
– Conegliano (Itália)
– Praia Clube (Brasil)
– Zamalek (Egito)
– Orlando Valkyries (EUA)
Programação:
Terça-feira (9):
10h – Praia Clube x Zamalek
13h30 – Conegliano x Orlando
17h – Zhetysu x Scandicci
20h30 – Osasco x Alianza Lima
Quarta-feira (10):
10h – Praia Clube x Orlando
13h30 – Zhetysu x Alianza Lima
17h – Conegliano x Zamalek
20h30 – Osasco x Scandicci
Quinta-feira (11):
10h – Zamalek x Orlando
13h30 – Conegliano x Praia Clube
17h – Scandicci x Alianza Lima
20h30 – Osasco x Zhetysu
Sexta-feira (13):
13h – Semifinal 1
16h30 – Semifinal 2
Sábado (14):
13h




