A última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que aconteceu no último domingo (23), foi marcada por muita emoção e determinação. Neste dia, o Coritiba, que já estava assegurado na Série A em 2026, conquistou o tricampeonato da Segundona com uma vitória de 2 a 1 sobre o Amazonas, que já estava rebaixado. O Coxa já havia levantado a taça em 2007 e 2010, e agora, com mais este título, entra para a história do futebol brasileiro.
Além disso, outros três times também garantiram o acesso para a Série A: Athletico-PR, Chapecoense e Remo. O grande destaque foi o time do Remo, que após 31 anos longe da elite do futebol nacional, conseguiu retornar à Série A. Um feito que levou os torcedores à loucura e mostrou a força deste time do Norte do país.
O Athletico-PR, que derrotou o América-MG por 1 a 0, com gol de João Cruz, ficou com a vice-liderança da competição, com 65 pontos, apenas três atrás do campeão Coritiba. Já o América-MG, que terminou o campeonato na 14ª posição, com 46 pontos, agora terá que se preparar para uma próxima temporada na Série B.
Outro time que fez bonito nesta última rodada foi a Chapecoense, que venceu o Atlético-GO por 1 a 0. O gol do acesso foi marcado por Walter Clar, na Arena Condá. Com esta vitória, o time catarinense encerrou a Série B na terceira posição, com 62 pontos.
Mas a grande emoção da rodada ficou por conta do jogo entre Remo e Goiás. O Goiás, que estava na quarta posição, lutava pelo acesso, mas acabou sendo surpreendido pelo Remo, que venceu de virada por 3 a 1, diante de sua torcida que lotou o Mangueirão. Com três gols marcados por Pedro Rocha, o Remo somou 62 pontos e garantiu a última vaga para a elite do futebol brasileiro em 2026.
Esta edição da Série B do Campeonato Brasileiro foi marcante e ficará para sempre na memória dos torcedores, principalmente para os times que conquistaram o tão sonhado acesso à primeira divisão. O Coritiba, Athletico-PR, Chapecoense e Remo tiveram trajetórias diferentes, mas com o mesmo êxito: o acesso à Série A.
A competição também foi marcada por grandes jogos e feitos históricos, como o do Remo que, após 31 anos, volta a disputar a Série A, ou o da Chapecoense que, após o trágico acidente aéreo em 2016, se reergueu e conquistou o acesso à elite do futebol brasileiro.
Não podemos deixar de mencionar os times que lutaram até o fim, mas que infelizmente não conseguiram evitar o rebaixamento. A Ferroviária, que disputava com Atletic e Botafogo-SP para não terminar em 17º lugar, acabou sendo rebaixada para a Série C. O time do interior paulista perdeu fora de casa para o Operário por 2 a 1 e encerrou a competição com 40 pontos. Já o Botafogo-SP, que empatou sem gols e totalizou 42 pontos, conseguiu escapar do rebaixamento, terminando em 16º lugar. O Atletic, que venceu o já rebaixado Paysandu por 2 a 1, concluiu o campeonato na 15ª posição, com 44 pontos




