Carros elétricos ou híbridos costumam ter vantagens dadas pelos governos estaduais e municipais. A liberação do rodízio veicular na cidade de São Paulo é um bom exemplo. Há também auxílios na hora da cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), incentivos que vão da isenção aos descontos do imposto.
No entanto, os benefícios variam de estado para estado; confira os que já oferecem benefícios1 no IPVA 2024 para carros elétricos e híbridos.
RelacionadasNotíciasPrimeiros elétricos com bateria de sódio podem ser bem mais baratos2 jan 2024 – 12h01NotíciasFlórida vai multar carros que andam abaixo do limite na faixa esquerda28 dez 2023 – 19h12NotíciasEsse patinete elétrico dobrável fica tão pequeno que cabe em uma mochila28 dez 2023 – 09h12
Alagoas
Os modelos elétricos e híbridos não precisam pagar o imposto no primeiro ano, mas, nos anos seguintes, as alíquotas são reduzidas. Os totalmente elétricos pagarão 0,5% a partir do segundo ano, percentual que passa a 1% no terceiro ano. Os híbridos pagam um pouco mais, sendo 0,75% no ano seguinte e, a partir do segundo ano pós-compra, 1,5%. Os carros movidos a GNV pagam 1,5%.
Distrito Federal
O Distrito Federal cobre 100% do imposto para carros elétricos e híbridos. Ou seja, os proprietários são isentos de IPVA.
Maranhão
O estado nordestino também isenta de cobrança de IPVA os automóveis elétricos. No entanto, eles têm que ter sido comprados ou faturados em uma concessionária no próprio território maranhense. Os híbridos pagam uma alíquota de 2,5%.
Continua após a publicidade
Mato Grosso do Sul
O estado da região centro oeste não isentar os modelos sem motor a combustão. Para compensar, seus descontos são mais amplos, incluindo outras categorias. Veículos movidos a etanol, gás natural veicular, eletricidade e híbridos têm redução da base de cálculo. Segundo a lei 6074, 14/06/2023, os modelos a álcool têm até 40% de desconto, percentual que passa a 70% nos elétricos e 100% nos movidos a GNV.
Minas Gerais
Na teoria, o estado mineiro isenta de cobrança de IPVA veículos elétricos e híbridos, mas, na prática, há um porém que inviabiliza o desconto: os modelos têm que ser produzidos em Minas Gerais, algo que ainda não existe.
Paraná
Também há a isenção completa do IPVA, entretanto, ela precisa ser renovada para 2024, uma vez que o benefício valia apenas até o final de dezembro de 2023.
São Paulo ainda não tem desconto estadual de IPVA, mas a capital oferece incentivoDivulgação/BYD
Pernambuco
O estado nordestino foi um dos últimos a aderir ao benefício do desconto completo de IPVA para os modelos elétricos. Para usufruir do benefício, o carro tem que estar registrado em Pernambuco.
Continua após a publicidade
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, os totalmente elétricos pagam 0,5% de IPVA, alíquota que sobe para 1,5% nos híbridos.
Rio Grande do Sul
A unidade federativa do Sul do país também oferece isenção total de IPVA para veículos elétricos, porém, o benefício não inclui os híbridos, modelos que são obrigados a pagar os mesmos 3% de imposto dos automóveis a combustão.
São Paulo
São Paulo ainda está à espera de uma legislação que isente o IPVA de híbridos e elétricos, uma parte do projeto de lei que foi vetada pelo governador Tarcísio de Freitas. Porém, há um consolo: a capital paulista oferece 50% de restituição do imposto para aqueles que adquirirem carros desses dois tipos.
Publicidade