Há vários tipos de caminhões com novas tecnologias elétricas e híbridas, mas esse Scania se destaca mais do que a média. A ideia de um veículo movido integralmente ou parcialmente a energia solar é antiga, no entanto, esbarra na questão do espaço necessário para as placas. Se forem muito pequenas, elas não serão capazes de gerar muita energia.
Para resolver isso, a fabricante sueca instalou 100 m² de painéis solares no implemento desse caminhão. É uma metragem equivalente à de um bom apartamento. Por ano, a autonomia do caminhão pode ser estendida em mais de 5.000 km.
RelacionadasNotíciasDonos de carros elétricos costumam recarregar seus carros por 42 minutos5 jan 2024 – 10h01NotíciasEmpresa oferece aluguel de baterias recarregadas para veículos elétricos4 jan 2024 – 10h01Carros elétricosEstados dão desconto ou isentam IPVA 2024 de carros elétricos e híbridos3 jan 2024 – 11h01
O segredo está no tipo de instalação e na tecnologia empregada. As partes superiores e laterais do implemento de 18 m receberam painéis solares mais leves e resistentes do que a média. Eles utilizam duas tecnologias: uma parte é feita com base em perovskita, um composto que garante mais eficiência e menor custo, enquanto o restante se baseia em células mais voltadas ao Sol do verão. Segundo a Scania, a solução garante o dobro de geração de energia do que as convencionais.
Os painéis solares envolvem a carroceria do trailer de 18 metros de comprimentoScania/Divulgação
E, ainda de acordo com a Scania, o resultado foi medido na fria Suécia, ou seja, o ganho seria ainda maior em países mais quentes, algo que seria mais notável no Brasil do que na Europa. O próprio líder do projeto, Eric Falkgrim, brinca: “se você consegue fazer isso funcionar na Suécia, pode fazer em qualquer lugar”.
O cavalo mecânico é híbrido do tipo plug-in, não depende apenas da energia solar. Como suas baterias ficam instaladas no trailer, não será possível trocar o implemento, uma inconveniência que é compensada pelas outras vantagens.
As baterias totalizam 200 kWh de armazenamento, sem contar os 100 kWh das próprias baterias do próprio caminhão. A potência total é de 550 cv, cavalaria que o classifica entre os modelos mais potentes do fabricante.
Publicidade