Discurso de Sua Excelência, Ministro da Energia e Águas, no 1º Grande Festival Infantil do MINEA em alusão ao Dia da Criança
Estimados colaboradores do Ministério da Energia e Águas,
Prezados representantes das empresas patrocinadoras do festival infantil “Abraçando o Futuro”,
Queridos pais, mães e tutores destas adoráveis crianças presentes:
É com grande satisfação que me dirijo a todos vocês hoje para celebrarmos juntos o Dia da Criança Africana, que será comemorado amanhã, 16 de junho.
A célebre frase “À criança, tudo o que ela merece” deve ser um lembrete constante para nós, adultos, da nossa responsabilidade em proporcionar o melhor às nossas crianças.
Dentro deste contexto, o Ministério da Energia e Águas, cumprindo sua função de responsabilidade social, tem a honra de apoiar a realização deste evento especial, “Abraçando o Futuro”. Este festival foi idealizado para promover a integração de pais, filhos, tutores e profissionais do nosso setor, em um ambiente alegre e educacional.
Todos nós, que já fomos crianças, somos hoje adultos graças ao esforço dos nossos pais, que, mesmo em situações desafiadoras, asseguraram a base necessária para o nosso desenvolvimento.
Agora, cabe a nós zelar pelo bem-estar dessas crianças, proporcionando-lhes as condições para um futuro próspero, tanto no aspecto espiritual quanto material. Assim, cumprimos com os 11 direitos da criança, estabelecidos pelo Governo de Angola em 2007, que envolvem saúde, educação, segurança alimentar, registro de nascimento, proteção contra violência, além do fortalecimento das famílias, entre outros direitos essenciais.
Caros responsáveis pela educação dessas crianças, convido-os a acompanhar de perto o desenvolvimento delas, orientando-as nas escolhas vocacionais, acadêmicas e profissionais. Como o ditado popular diz: “É desde cedo que se molda o caráter”.
E para vocês, queridos amigos e amigas, me contem: o que gostariam de ser no futuro?
- Técnicos de eletricidade?
- Especialistas em águas?
Como responsável pelo setor elétrico e de águas, seria uma grande alegria ver muitos de vocês seguindo essas carreiras no futuro. Assim, poderão contribuir para o funcionamento e manutenção das infraestruturas de energia e água já existentes e as que estão sendo implantadas em todo o país – como barragens, linhas de transmissão e centros de produção. Essas áreas são vitais para o desenvolvimento sustentável do nosso país.
É uma honra ainda maior poder celebrar este evento ao lado do talentoso músico Maya Cool, uma grande referência no repertório infantil do nosso país.
Antes de encerrar, gostaria de expressar meu agradecimento à equipe organizadora deste evento, liderada por Celso Mambo, aos animadores, ao Palhaço Tawas, ao músico Neru Americano e aos profissionais do setor que represento pelo seu comprometimento.
Agradeço também especialmente às empresas patrocinadoras – Prodel, RNT, ENDE, EPAL, K Business, Eng Consult e Dar – pelo apoio fundamental.
E, por fim, quero agradecer profundamente a todas as crianças e seus tutores por aceitarem o nosso convite e estarem conosco neste dia tão especial.
Muito obrigado! João Baptista Borges João Baptista Borges João Baptista Borges