A TV Brasil está mais uma vez comprometida em ampliar a visibilidade do futebol feminino no país. Nesta sexta-feira (13), a emissora pública exibe a partida entre Palmeiras e América (MG), válida pela primeira rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino 2026. A transmissão conta com um pré-jogo a partir das 20h45 e a bola rola às 21h, direto da Arena Barueri, em São Paulo.
Essa iniciativa faz parte da estratégia da TV Brasil em se tornar a tela do futebol feminino no Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, a emissora exibirá jogos da elite feminina, além das decisões das séries A2 e A3, a partir das semifinais. Também serão transmitidas as decisões das categorias de base pelo título do Brasileirão Feminino Sub-17 e Sub-20.
A equipe de profissionais que comandará as transmissões é formada exclusivamente por mulheres, com a narradora Luciana Zogaib, as comentaristas Brenda Balbi e Rachel Motta, e as repórteres Marília Arrigoni e Verônica Dalcanal. Essa é uma forma de valorizar e dar visibilidade às mulheres no meio esportivo, mostrando que elas também têm espaço e competência para atuar nessa área.
Além disso, a parceria com os canais que formam a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) amplia ainda mais a visibilidade das competições, já que a programação da TV Brasil é retransmitida em diversos estados do país.
O Brasileirão Feminino Série A1 de 2026 conta com a participação de 18 equipes, que se enfrentam em turno único na fase de classificação. Os oito primeiros colocados avançam para a segunda fase, que é disputada no formato de mata-mata com jogos de ida e volta. Entre os times participantes, estão América (MG), Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Ferroviária, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mixto (MT), Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória.
A TV Brasil também oferece aos telespectadores a opção de assistir à programação ao vivo e on demand. Basta sintonizar o canal aberto, TV por assinatura ou parabólica, ou acessar o TV Brasil Play pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou pelo aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Também é possível acompanhar a programação pela WebTV.
Com essa iniciativa, a TV Brasil reforça seu compromisso em promover e valorizar o futebol feminino no país, dando visibilidade às jogadoras e mostrando que elas também têm talento e habilidade para brilhar nos campos. Além disso, a transmissão desses jogos incentiva a participação das mulheres no esporte, seja como jogadoras, técnicas, árbitras ou em outras funções.
É importante ressaltar que o futebol feminino vem ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento no Brasil. A seleção brasileira feminina é uma das mais vitoriosas do mundo, com diversas conquistas em campeonatos internacionais. Além disso, cada vez mais clubes estão investindo na modalidade, o que contribui para o crescimento e desenvolvimento do futebol feminino no país.
Portanto, a transmissão do Brasileirão Feminino pela TV Brasil é uma grande conquista para o esporte feminino e para a igualdade de gênero. É uma oportunidade de mostrar ao público a qualidade e a emoção do futebol feminino, além de incentivar a participação das mulheres no esporte e na sociedade como um todo.
Não perca a
