O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quarta-feira (3) os oito concorrentes a Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico 2025. Essa premiação é uma homenagem aos melhores desempenhos dos atletas brasileiros no ano, e reconhece aqueles que se destacaram e elevaram o esporte olímpico do país. Entre os indicados, estão nomes que brilharam em diferentes modalidades e mostraram a diversidade do Time Brasil.
No masculino, os concorrentes são Caio Bonfim (marcha atlética), Henrique Marques (taekwondo), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Yago Dora (surfe). Já entre as mulheres, as indicadas foram Gabi Guimarães (vôlei), Maria Clara Pacheco (taekwondo), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Lima (boxe). Todos esses atletas tiveram um 2025 fantástico e deixaram suas marcas na história do esporte brasileiro.
Gabi Guimarães foi um dos destaques da seleção brasileira de vôlei na conquista da medalha de bronze no Campeonato Mundial na Tailândia. Ela foi a segunda maior pontuadora geral e eleita a melhor ponteira da competição. Além disso, na Liga das Nações, o Brasil ficou com o vice-campeonato, e Gabi foi escolhida para a seleção do torneio. Sua habilidade e dedicação dentro de quadra a tornam uma forte candidata ao prêmio de Melhor Atleta do Ano.
Outra candidata que brilhou em 2025 foi Maria Clara Pacheco, do taekwondo. Ela conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial na categoria até 57 quilos, na China. Além disso, assumiu a liderança do ranking mundial e olímpico e faturou o ouro no Grand Prix de Taekwondo de Muju. Sua determinação e técnica impressionam e a colocam como uma forte concorrente ao prêmio.
Rayssa Leal, de apenas 17 anos, deu mais uma prova de que é o grande nome do skate brasileiro. Em 2025, ela conquistou o pentacampeonato do STU Pro Tour Rio e ainda venceu as etapas de Miami (Estados Unidos) e Brasília da Street League Skateboarding (SLS). Sua jovialidade e talento a tornam uma das grandes promessas do esporte brasileiro e uma forte candidata ao prêmio de Melhor Atleta do Ano.
A quarta candidata entre as mulheres é a pugilista Rebeca Lima, que, no Mundial de Liverpool (Inglaterra), conquistou a medalha de ouro na categoria até 60 quilos. Sua força e determinação nos ringues a colocam como uma forte concorrente ao prêmio de Melhor Atleta do Ano.
Entre os homens, o primeiro candidato é Caio Bonfim, que em 2025 brilhou na marcha atlética. O brasiliense conquistou o ouro na prova de 20 quilômetros no Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio (Japão). Ele também foi prata nos 35 quilômetros no mesmo Mundial. Além disso, conquistou a Copa Brasil e o Troféu Brasil. Sua dedicação e resultados impressionantes o colocam como um forte concorrente ao prêmio.
Também foi indicado Henrique Marques, do taekwondo, que conquistou um ouro inédito no Campeonato Mundial na categoria até 80 quilos e outro no Grand Prix Challenge de Bangkok (Tailândia). Sua técnica e determinação o colocam como um forte candidato ao prêmio de Melhor Atleta do Ano.
Quem




