O basquete é um dos esportes mais populares do mundo e o Brasil tem uma longa história de sucesso nessa modalidade. E agora, a seleção brasileira masculina de basquete está pronta para mais um desafio: as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2027, que será realizada no Catar. Atual campeão da AmeriCup, o Brasil estreia contra o Chile fora de casa nesta quinta-feira (27), em busca de uma das sete vagas destinadas a países das Américas.
A seleção brasileira está no grupo C, junto com Colômbia e Venezuela, e terá pela frente uma fase de grupos bastante disputada. Serão 16 equipes competindo entre si, em partidas de ida e volta, para garantir uma vaga na próxima etapa da competição. As próximas janelas (rodadas) estão previstas para fevereiro/março e julho.
O Brasil chega com uma equipe forte e motivada, após conquistar o título da AmeriCup em setembro deste ano, na Nicarágua. Sete jogadores que levantaram a taça estarão presentes na seleção, entre eles Alexey, Caio Pacheco, Georginho, Gui Deodato, Lucas Dias, Nathan Mariano e Léo Meindl. Além deles, Reynan dos Santos também foi convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic, mas foi cortado por lesão muscular e substituído pelo ala-armador Daniel Von Haydin.
Mas não são apenas os jogadores experientes que estarão em quadra representando o Brasil. O técnico Petrovic também convocou novos talentos, como Pedro Pastre, de 18 anos, campeão do Globl Jam e Solidarity Cup; Mathias Vasquez, de 17, que já atuou com a seleção principal; Wini Braga, de 20, destaque do Minas; Brunão, de 23, campeão dos Jogos Mundiais Universitários (JMY) e do Global Jam; e Zu Júnior, de 22, também campeão do JMU.
É importante ressaltar que alguns jogadores experientes não atuarão na primeira fase das Eliminatórias por compromissos nos times em que atuam no exterior. Yago e Márcio disputam a Euroliga (Europa), Gui Santos compete na NBA (Estados Unidos) e Bruno Caboclo se recupera de cirurgia na coluna. Além disso, o técnico Petrovic decidiu poupar Benite, Tim Soares e Didi, para evitar desgaste por viagens longas desde Japão e Austrália.
Os jogos do Brasil na primeira fase prometem ser emocionantes e decisivos. Além do confronto contra o Chile, a seleção enfrentará Venezuela e Colômbia, em jogos que prometem ser bastante disputados. A torcida brasileira pode esperar muita garra e determinação dos jogadores, que estão determinados a garantir uma vaga na próxima etapa da competição.
E não é apenas nas Américas que as Eliminatórias estão acontecendo. Ao todo, serão 32 equipes disputando as vagas para a Copa do Mundo de 2027, em três continentes diferentes. Além das Américas, as Eliminatórias também acontecem na Ásia e Oceania (sete vagas), África (cinco vagas) e Europa (12 vagas).
A Copa do Mundo de basquete é um dos eventos mais importantes do esporte e o Brasil tem uma história de sucesso nessa competição. Em 1959, a seleção brasileira conquistou o título pela primeira vez, em plena Califórnia, nos Estados Unidos. E em 1963, o Brasil se tornou bicampeão mundial, ao vencer a antiga União Soviética em pleno Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Desde então, o basquete brasileiro tem se destacado em





