A seleção brasileira feminina de tênis está se preparando para mais um desafio na Billie Jean King Cup, o maior torneio feminino entre nações. Com uma equipe forte e determinada, as jogadoras estão prontas para enfrentar Portugal e a anfitriã Austrália nos playoffs, que acontecem neste final de semana em Hobart, na Austrália.
O time brasileiro é composto por cinco atletas: Luisa Stefani, Laura Pigossi, Ana Candiotto, Ingrid Martins e a jovem Nauhany Silva, de apenas 15 anos. Stefani, que conquistou o vice-campeonato de duplas no WTA Finals no último domingo (9), lidera a equipe e traz consigo toda sua experiência e talento. Pigossi, Candiotto e Martins também participaram do treino desta terça-feira (11), mostrando que estão em plena forma para representar o Brasil.
Naná, como é carinhosamente chamada, se juntará à equipe na quarta-feira (12), após competir no Billie Jean King Cup Júnior, em Santiago, no Chile. A jovem promessa do tênis brasileiro vem se destacando nas competições internacionais e promete ser uma grande adição à equipe.
O técnico da seleção, Luiz Peniza, está confiante e elogiou o desempenho das jogadoras no primeiro dia de treino. Mesmo com as interrupções causadas pela chuva, o time conseguiu se adaptar às condições e se preparar da melhor forma possível. As quadras estão em ótimas condições e o único desafio será o vento, mas nada que tire o foco e a determinação das atletas.
O Brasil está no Grupo E dos playoffs e enfrentará Portugal e Austrália em busca da classificação para os qualifiers de 2026. Em cada dia de disputa, serão realizadas duas partidas de simples e uma de duplas, todas em melhor de três sets. A equipe que vencer garantirá sua vaga na próxima fase da competição.
Vale lembrar que em abril deste ano, o Brasil foi superado nos qualifiers para as finais da BJKC 2025. Porém, a equipe atual é diferente e conta com jogadoras experientes e determinadas a fazer história. A ausência de Beatriz Haddad Maia e Ingrid Martins, que estavam presentes na última convocação, não abala a confiança do time, que está mais unido e motivado do que nunca.
A seleção brasileira nunca avançou às finais da BJKC, mas isso pode mudar neste ano. A competição, criada em 1963 pela Federação Internacional de Tênis (ITF), passou a se chamar Fed Cup em 1995 e, em 2020, foi renomeada para BJKC em homenagem à lendária tenista Billie Jean King, que conquistou 39 títulos de Grand Slam (simples e duplas) e é uma defensora da igualdade social.
Os jogos do Grupo E prometem ser emocionantes e o Brasil está preparado para lutar por sua vaga nos qualifiers. Confira a programação:
14/11 (sexta) – Austrália x Portugal – 22h (horário de Brasília)
15/11 (sábado) – Brasil x Portugal – 22h
16/11 (domingo) – Brasil x Austrália – 22h
Não perca nenhum lance dessa emocionante disputa e torça pela seleção brasileira feminina de tênis. Vamos com tudo, meninas! O Brasil está com vocês!





