O concerto “Open Roads” da Temporada Darcos, a 06 de janeiro, inaugura a programação para o primeiro trimestre de 2024, que é composta por 50 eventos, revelou o diretor do teatro, Guilherme Gomes, em conferência de imprensa.
Segue-se, a 12 de janeiro, a peça “Guião para um país possível”, do projeto Cassandra, e, um dia depois, o concerto Janeiro e Paulo Novaes, para divulgação do novo álbum da dupla luso-brasileira.
Em fevereiro, destaca-se o concerto de Zarco (dia 03), a encenação da peça de teatro “Massa Mãe” (23), de Sara Inês Gigante, e o concerto de Luís Severo (24).
Para março, a programação aposta no espetáculo de comédia “Red Flag”, de Manuel Cardoso (16).
A primeira programação organizada por Guilherme Gomes, que iniciou funções em julho por três anos, integra também o projeto Eixo Diagonal, que leva este ano o Teatro-cine às freguesias de São Pedro da Cadeira e Maxial, com os objetivos de descentralizar a Cultura e desenvolver o trabalho dos agentes e associações culturais locais.
A programação “fundamenta a política cultural” do município para o Teatro-cine, fazendo dele um “local acessível a todos” e um espaço que dialoga não só com os cidadãos, mas também com os diferentes agentes culturais, promovendo a diversidade cultural, afirmou a vice-presidente da câmara, Ana Umbelino.
Segundo a também vereadora com o pelouro da Cultura, a estratégia passa também por “incrementar a relação do teatro com as comunidades mais distantes [do concelho], dando-lhes visibilidade”.
Para 2024, o município do distrito de Lisboa duplica para 400 mil euros o orçamento do Teatro-cine, graças à aprovação da candidatura à Rede de Teatros e Cine-Teatros, com financiamento anual de 200 mil euros.
O reforço da verba “permite apoiar mais os agentes culturais”, explicou a autarca.
A programação para 2024 integra também os ciclos “Ginásio de Escuta”, com sessões de escuta de ‘podcasts’ e de como são feitos, e “Cultivar o Jardim”, com sessões de esclarecimento alusivas a um tema.
Um ciclo de artes performativas para jovens em parceria com o Teatro Viriato e com a companhia Terra Amarela, atividades para as famílias, “Café com Filmes” e sessões de manipulação em parceria com a Companhia de Teatro de Marionetas A Bolha são outras das atividades programadas para o Teatro-Cine.
Leia Também: Cinemateca Júnior mostra “valor da liberdade” na programação de janeiro