O filme ‘Abandonados’, de Francisco Manso, retrato da invasão japonesa de Timor-Leste na II Guerra Mundial, obteve o prémio de Direitos Humanos do Mannheim Arts & Film Festival, na Alemanha, segundo a lista da organização.
Esta iniciativa visa a divulgação local de diferentes cinematografias, que decorre ao longo do ano, com escolhas mensais em diferentes categorias, e tem o cineteatro Mannheim’s Atlantis como ecrã principal. A escolha de ‘Abandonados’, hoje comunicada à equipa do filme, corresponde às seleções de novembro de 2023, e envolveu o produtor Michele Princigalli, da Wrep Media Company, a programadora Nadine Bernhardt e o especialista em media Igor Wolfang Schiaroli.
A longa-metragem estreou-se nas salas portuguesas em julho de 2023, depois de ter sido exibida pela RTP como série filmada, na versão longa, em dezembro do ano anterior. Francisco Manso é autor de várias produções para cinema e televisão, como ‘O testamento do senhor Nepomuceno’ (1997), ‘Assalto ao Santa Maria’ (2010), ‘O Cônsul de Bordéus’ (2011) e ‘O nosso cônsul em Havana’ (2019).
Leia Também: Peça ‘De Passagem’ de Luísa Costa Gomes em palco em Lisboa até fevereiro