A produção industrial alemã caiu 0,7% em novembro, uma quebra pelo sexto mês consecutivo. No acumulado do ano, a produção industrial da Alemanha caiu quase 5%.
O sector da construção verificou a queda mais acentuada no penúltimo mês do ano, tendo caído -2,9% face aos -2,2% em outubro. Os analistas consideram mesmo que a queda é “particularmente preocupante”.
A produção industrial alemã está ainda mais de 9% abaixo do nível atingido na pré-pandemia, volvidos quase anos desde o início da pandemia de Covid-19. Por sua vez, e em sentido contrário, o sector da energia viu a produção aumentar 3,1% em novembro, apesar de ter visto um tombo de 4% até ao mês em análise.
“Os dados de produção industrial desta terça-feira fecham um mês de dados económicos mistos na Alemanha. Embora as vendas no retalho tenham caído acentuadamente em novembro, as exportações mostraram alguns sinais de vida e melhoraram significativamente”, atiram os analistas.
Os mesmos economistas adianta que o mês de dezembro deve mesmo trazer mais surpresas negativas devido aos problemas fiscais do governo de Olaf Scholz, as sucessivas interrupções no Suez e vendas fracas no Natal.
Todos estes sinais aponta para uma ligeira contração no quarto trimestre, o que deverá empurrar a economia alemã para a primeira recessão técnica desde 2020, ainda que muito leve.