A Animalusa – Mostra de Cinema de Animação Portuguesa, produzida pelo Studio Kimchi, decorrerá no Centro Cívico Fort Pienc, em Barcelona, e o programa inclui ainda duas ‘masterclasses’ (palestras).
A primeira ‘masterclass’ é com o realizador Alexandre Siqueira e é dedicada ao ‘processo criativo’ da curta-metragem ‘Purpleboy’, um filme com produção portuguesa, francesa e belga que esteve indicado para os prémios norte-americanos Annie e que aborda questões sobre identidade de género a partir da história de Óscar, um menino transgénero.
A outra ‘masterclass’ do Animalusa tem como título ‘Abi Feijó: Quatro caminhos, uma direção’ e é dedicada à atividade do realizador, produtor docente e diretor da Casa Museu de Vilar (Lousada) Álvaro Feijó (conhecido como Abi Feijó), que tem um percurso de mais de 40 anos dedicado ao cinema de animação.
As 35 curtas-metragens integradas no programa da mostra vão ser projetadas ao longo de três dias e em cinco sessões temáticas: ‘animação no feminino’, ‘100 anos de animação’, ‘stop motion’, ‘a ditadura e a revolução’ e ‘curtinhas para pequeninos’.
A sessão sobre a ‘animação no feminino’ inclui as curtas ‘Água Mole’ (de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires), ‘A Menina Parada’ (Joana Toste), ‘A Sonolenta’ (Marta Monteiro), ‘Amélia & Duarte’ (Alice Guimarães e Mónica Santos), ‘Polvo’ (Catarina Sobral), ‘Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias’ (Regina Pessoa) e ‘Última Chamada’ (Sara Barbas).
Em ‘100 anos de animação’ serão projetadas as curtas-metragens ‘Ice Merchants’ (João Gonzalez), ‘História Trágica Com Final Feliz’ (Regina Pessoa), ‘Entre Sombras’ (Alice Eça Guimarães e Mónica Santos), ‘Agouro’ (David Doutel e Vasco Sá), ‘Estória do Gato e da Lua’ (Pedro Serrazina) e ‘O Homem Do Lixo’ (Laura Gonçalves).
No segundo dia da mostra, a sessão ‘stop motion’ inclui os filmes ‘A Suspeita’ (José Miguel Ribeiro), ‘Pronto, Era Assim’ (Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues), ‘Nossa Senhora da Apresentação’ (Abi Feijó, Alice Guimarães, Laura Gonçalves e Daniela Duarte), ‘Das Gavetas Nascem Sons’ (Vitor Hugo Rocha), ‘O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto’ (Bruno Caetano) e ‘A Casa para Guardar o Tempo’ (Joana Imaginário).
No mesmo dia, em ‘a ditadura e a revolução’, serão exibidos ‘40.25.04’ (Miguel Pires de Matos, Bernardo Sarmento, Diana Gomes, Carla Simões, Miguel Simas, Pedro Freitas e Sílvia Namorado), ‘Fado Lusitano’ (Abi Feijó), ‘Estilhaços’ (José Miguel Ribeiro), ‘Januário e a Guerra’ (André Ruivo), ‘Timor Loro Sae’ (José Miguel Ribeiro), ‘Salteadores’ (Abi Feijó) e ‘O Casaco Rosa’ (Mónica Santos)
A Animalusa termina no dia 13 de janeiro com uma sessão dedicada à animação infantil que inclui ‘Fox Tale’ (Alexandra Allen), ‘Ana Morphose’ (João Rodrigues), ‘Maré’ (Joana Bragança), ‘Crias — Gaivotas’ (Margarida Madeira), ‘Ride’ (Paul Bush), ‘Ode à Infância’ (João Monteiro e Luís Vital), ‘Foi o Fio’ (Patrícia Figueiredo) e ‘Circo’ (André Ruivo).
Esta mostra, segundo o Studio Kimchi, conta com o apoio de várias entidades portuguesas, como Cinanima, Agencia — Portuguese Short Film Agency, Casa Museu de Vilar, Festival Monstra e Casa da Animação.
Do lado espanhol, tem o apoio da Animac, dos Premios Quirino e de MIA Mujeres en la Industria de la Animación, El Meu Primer Festival, Bau Centre Universitari de Disseny de Barcelona, Nonstop Barcelona e Weird Market.
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